Como cuidar dos Cabelos no Verão

No verão os cabelos merecem um cuidado especial para manter os fios bonitos e saudáveis.

Como cuidar dos Cabelos no Verão

Cuidar dos cabelos no verão não é nada fácil, o sol queima, o calor murcha ou arrepia, a água do mar resseca e a piscina rouba o brilho e os pigmentos. Por isso nesta época do ano em que os cabelos estão mais expostos à agressões os cuidados devem ser redobrados.

Veja algumas dicas para proteger os cabelos no verão dos danos causados pelo sol, calor e água salgada, principalmente os fios com coloração merecem cuidados em dobro.

Proteja os fios Se as pontas estiverem espigadas demais, passe um pouco de condicionador antes de entrar no banho, isso protege da ação detergente do xampu, que às vezes resseca os fios.

Evite as agressões O sol, vento, areia, água salgada ou clorada desgastam a camada protetora dos fios. Areia pode causar microfissuras e, aliada ao vento, funciona como uma espécie de lixa, deixando o cabelo ressecado, quebradiço e sem brilho. Água salgada também desidrata, a clorada esverdeia. Para evitar tudo isso a melhor estratégia é tomar uma ducha sempre que possível e lavar cuidadosamente quando chegar em casa.

Escolha o pente certo Na praia, troque o pente de madeira por um de plástico. Os fungos da madeira molhada podem danificar os fios.

Protegendo a coloração Todos os tons desbotam com o sol quando não são protegidos devidamente. Os que apagam mais rápido são os avermelhados, seguidos de castanhos, mel e loiros. Para evitar isso use creme com filtro solar específico para praia ou piscina, ele funciona como um protetor solar comum, formando uma barreira química que suaviza a penetração dos raios no cabelo. Aplique meia hora antes de se expor ao sol.

Como Hidratar os Cabelos no Verão

Assim como todo o corpo os fios também precisam de nutrientes e líquidos para se manterem hidratados. Sem nutrientes, os fios logo perdem a saúde, a beleza e o viço. Invista em alimentos ricos em vitamina B6, necessária para a formação de queratina e melanina, que constituem o fio.

Peixes, carnes magras, leite e ovos. Além disso, frutas, legumes e verduras antioxidantes (como abacaxi, acerola, caju, cenoura, laranja, limão, maracujá, melancia, morango, tomate e uva) ajudam a deixar os fios mais bonitos.

Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia, inclua nessa soma bebidas isotônicas, como água-de-coco e Gatorade, sucos de frutas e chás gelados.

Abuse dos hidratantes, os cabelos crespos costumam ser bem secos e no verão a situação piora muito. É importante hidratar uma vez por semana com máscaras capilares potentes (com colágeno, queratina, ceramidas e vitamina E) para o fio ficar mais resistente, livre de pontas duplas e bem macio. No dia-a-dia um leave-in especial, com agentes hidratantes e nunca esqueça do filtro solar.

Como Restaurar os Cabelos Danificados

Para restaurar os cabelos danificados pelo verão, é necessário diminuir os danos ao mínimo possível, tomando os cuidados necessários já no começo da estação.

Banho de creme sem touca Podemos aproveitar os raios da manhã para hidratar os fios. Lave a cabeça, aplique um condicionador termoativado e deixe secar ao sol. Nesses produtos, os nutrientes são potencializados com o calor. Os fios vão ficar macios e brilhantes.

Operação fecha-escamas. Quando agentes agressores atacam, as escamas que revestem e protegem o fio se abrem e deixam os nutrientes sair. O cabelo fica poroso, arrepiado, ressecado, difícil de desembaraçar e sem brilho. O primeiro passo para manter a cutícula fechada é protegê-la. Para isso um antigo truque ainda funciona, água bem fria no último enxágue.